Preconceito Sexual ou Convenção Social? - Alexandre Montesso Bonomi

"Há em nossa sociedade, desde a antiguidade até os dias atuais, o emprego da palavra "preconceito" em muitos de nossos conceitos sociais. Este é tema de diversas discussões que deveriam ser, de uma vez por todas, abolidas. Uma das mais violentas formas de preconceito é o que diz respeito à homossexualidade.

Não é novidade a tomada de convenções sociais por nossa sociedade, sendo elas atuais ou conservadas de tempos anteriores. Tomando o casamento como exemplo, quem foi que disse que o mais certo é casar-se e não morar apenas sob o mesmo teto? E quem o limitou para os heterossexuais? Decidido por um grupo limitado de pessoas e aceito pela sociedade em geral, este é apenas um exemplo que revela que não há sentido para o preconceito sexual, senão a convenção social, passando muitas vezes imperceptível no dia-a-dia.
Essas convenções fazem com que mantenhamos opiniões preconceituosas de épocas diferentes da nossa, e fazem também com que algumas delas se tornem completamente inaceitáveis. Somando-se a isso, é raro encontrarmos pessoas que mudariam essas opiniões conservadoras apenas com uma conversa ou campanha.

Valendo-se ainda dessas opiniões, existem nos dias atuais pessoas que evitam homossexuais, negam-lhes favores ou serviços e chegam a agredi-los física ou psicologicamente. Porém, ao contrário do que aconteceria com um heterossexual, não há proteção aos homossexuais e esses preconceitos chegam a ser debochados e logo esquecidos por aqueles que o fazem.
Desta maneira, os homossexuais sofrem preconceito de todos os tipos de uma sociedade que prega a liberdade de expressão e não consegue aceitá-los; de uma religião que prega o livre arbítrio, mas tenta impedi-los de uma vida; de uma política que prega a igualdade de direito a toda uma nação, mas não consegue incluí-los.
Essas pessoas, assim como qualquer outro ser humano, têm sentimentos e, com tais ações preconceituosas, podem sofrer de depressões e passar grande parte de suas vidas em completa tristeza.

Quem sabe se um dia encontrarmos o porquê de muitas de nossas ações e repudiarmos aquelas que são nocivas a qualquer pessoa, poderemos viver em um mundo mais consciente e, por consequência, um mundo sem preconceitos, sejam eles sexuais, raciais ou religiosos."


Veja aqui a Proposta de Redação sobre Homossexualidade


SOBRE O AUTOR
Alexandre Montesso Bonomi
Turma: 3.2 Ano: 2009
Alexandre cursou Informática - Blog do Alexandre