Preconceito: um problema sem solução! - Caroliny Evangelista

No decorrer dos séculos, muitas mudanças acontecem em nossa sociedade: os valores sociais vão se transformando e situações inesperadas surgem constantemente, mudando até mesmo os princípios morais em vigor.

Como exemplo, podemos citar a homossexualidade, que desde o século XIX é considerada uma das causas de mudanças dos valores morais da humanidade. Os homossexuais chegaram a ser considerados portadores de anomalia ou mesmo criminosos nos séculos passados, e o preconceito permanece até os dias atuais.

A Igreja Católica, desde o seu princípio, exerce excessiva influência sobre a sociedade. Para os homossexuais, ela sempre foi uma grande barreira, pois impede a realização da união civil entre eles. A Igreja justifica essa atitude com a afirmação de que se houvesse a liberação desse tipo de matrimônio, ela afetaria os valores morais da humanidade e isso seria um ato indevido.
Como resultado dessa influência da Igreja na forma de pensar das pessoas e também na política dos países, antigamente os homossexuais eram quase invisíveis na sociedade, por não demonstrarem muito a sua opção sexual, devido ao medo do julgamento das pessoas e de serem condenados pela sua nação. Na Alemanha, por exemplo, foram tratados da mesma forma que judeus e na Inglaterra acabavam muitas vezes sendo enforcados.

E esse preconceito expressado na religião, também ocorre no mercado de trabalho, o qual ainda não se adaptou totalmente à inclusão dos homossexuais. As oportunidades de emprego para eles continuam escassas e o preconceito que sofrem para a contratação é igualado ao que é dirigido a negros e deficientes físicos e mentais. Muitas vezes, aqueles que conseguem uma vaga são excluídos e descriminados pelos colaboradores das empresas, aumentando ainda mais a dificuldade e a barreira enfrentada por eles para trabalhar.

Sabemos que esse preconceito vem diminuindo, porém ainda existe em demasia. Se houvesse um maior respeito em relação à opção sexual de cada um e a conscientização das pessoas sobre a liberdade de escolha, ou seja, o livre arbítrio e sobre o direito de uma vida privada, esse grande problema que é o preconceito e tantos outros seriam amenizados e desse modo a convivência entre as pessoas seria melhor e talvez o sonho de uma sociedade que respeite as diferenças poderia se tornar realidade. Mas será que algum dia isso se concretizará?


Veja aqui a Proposta de Redação sobre Homossexualidade


SOBRE O AUTOR
Caroliny Evangelista
Turma: 3.1 Ano: 2009