Respeito Legal - Aline Prata

Igualdade Social. Este vem sendo o objetivo que une e move uma grande massa composta por todos os sexos, etnias, condições sociais e – por que não? – opções sexuais ao redor do mundo.

A nossa sociedade sempre pregou ideais contra qualquer tipo de preconceito. Motes como “liberdade de escolha”, “direitos iguais para todos” foram bradados aos quatro ventos. Porém, ao trazê-los para nossa realidade cotidiana, notamos quanta hipocrisia essas falas escondem; principalmente no que diz respeito à homossexualidade. Prova disso é o próprio código penal, no qual existe um artigo que torna crime discriminações por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil na hora da contratação de funcionários; mas ainda não faz menção à opção sexual.

Devemos levar em consideração que as leis nada mais são que um reflexo das demandas da própria sociedade, a qual, apesar de vir evoluindo ao longo dos anos, mostra-se em sua maioria, indiferente a essa luta, ignorando e/ou negligenciando o fato de que os homossexuais são um grupo crescente que também faz parte da nossa sociedade e cujos direitos devem ser assegurados por lei, como os de qualquer outro grupo.
Em uma sociedade dita “democrática”, é preciso uma postura ativista de todos para garantir a igualdade dos direitos e deveres de cada um. Sem isso, continuaremos a notar o desequilíbrio e o desrespeito na interação e no comportamento social de nossos cidadãos.


Veja aqui a Proposta de Redação sobre Homossexualidade


SOBRE O AUTOR
Aline Prata
Turma: 3.3 Ano: 2009
Aline cursou Geomática - Blog da Aline